domingo, 19 de junho de 2011

JOGOS ELETRÔNICOS E A ESCOLA

Escrito por: Elainy Ramos

Como todo esse avanço tecnológico, como será que anda o comportamento dos alunos nas aulas de Educação Física? Será que os alunos estão praticando menos atividades físicas e trocando as práticas esportivas pelo vídeo game? Com esse pensamento na cabeça fomos a procura de algo que falasse sobre esse assunto, e acabamos achando um artigo publicado por em uma revista eletrônica de uma universidade do Pernambuco. O artigo que será comentado aqui se chama “A interferência dos jogos eletrônicos na prática da educação física” escrito por Claudia Magagnin, Luciana Carniello e Mirza Toschi, que são três professoras goianas.
            O artigo começa relatando a importância dos jogos na vida de um indivíduo, na faculdade quando estudamos a matéria Jogos e Brincadeiras vimos que os jogos são excelentes instrumentos para ensinar uma criança a aprender regras e a desenvolver o lado motor do individuo, no jogo de queimada, por exemplo, o individuo tem que compreender as regras para não ser queimado, como esse mesmo jogo ele desenvolve seu lado motor, agilidade e elabora estratégias para não ser queimado.
            Voltando ao artigo, Magagnin, Carniello e Toschi (2010), mostram em sua pesquisa que os jogos eletrônicos influencia de forma indireta no comportamento do aluno dentro da aula de Educação Física, pois

Os estudantes que não fazem uso dos jogos eletrônicos demonstram dificuldade em quadra, não gostam das atividades que o professor propõe a fazer, são pouco participativos, em razão da timidez, ou por não ter a coordenação que o jogo eletrônico requer. Os estudantes que fazem uso dos jogos eletrônicos são mais participativos. (p. 11)

            Com isso vemos que muitas das pessoas que não gostam de jogar vídeo-game são as mesmas que não se saem bem nas aulas de Educação Física prática, o que nos leva a crer que quando um indivíduo não tem uma boa habilidade em um jogo eletrônico acaba não tendo um bom desenvolvimento nas aulas prática desenvolvidas pelo professor.
            Na pesquisa foi verificado que os jogos eletrônicos não interferem diretamente no desempenho dos alunos nas aulas de Educação Física Escolar, também foi relatado que alguns alunos vêm os jogos eletrônicos como uma diversão e que não deixariam de fazer as aulas de Educação Física em virtude de um jogo.
            Infelizmente na pesquisa realizada pelos autores do artigo os jogos esportivos ficaram em terceiro lugar na preferência dos alunos ao escolherem um jogo para jogarem, em primeiro lugar ficou Couter-Strike e em segundo lugar o Rolling Playing Game (RPGs), (p. 16). Em todos os vídeos que acessamos a respeito dos jogos eletrônicos, os jogos esportivos realmente são poucos citados, a maioria dos adeptos aos jogos eletrônicos gostam de jogos de ação onde possam matar uma pessoa virtualmente, o que me leva a pensar que deveríamos incentivar desde cedo as crianças a procurarem jogos onde o conteúdo seja o esporte, pois se no jogo eletrônico a crianças venha à entender as regras do jogo de futebol por exemplo, quando ela for jogar o mesmo jogo na escola já vai conseguir entender melhor as regras é terá mais facilidade em desenvolver uma jogada, mesmo que seu lado motor não seja muito desenvolvido.
            A respeito da entrada dos jogos eletrônicos na escola os autores Magagnin, Carniello e Toschi (2010), relatam que os jogos eletrônicos poderão ser introduzidos de forma lúdica, uma vez que

A atividade lúdica pode ser, portanto, um eficiente recurso didático do educador, interessado no  desenvolvimento da inteligência de seus alunos, quando mobiliza sua ação intelectual (Sena e Moura 2007, apud MAGAGNIN;  CARNIELLO; TOSCHI 2010, p. 17)

            Depois de ler o artigo chegamos à conclusão que trabalhar os esportes através dos jogos eletrônicos seria uma excelente opção para deixar as aulas de Educação Física Escolar mais atraente, porém para obter um sucesso nas aulas nós professores temos que saber usar os jogos como mais um meio do aluno aprender, e fazer com que esse veja que os jogos eletrônicos praticados na escola é um aprendizado e não mais um meio de diversão.
            Como professor nosso papel é educar um individuo é para isso devemos usar todos os recursos disponíveis. Como já foi mostrado em outro texto no blog, com a chegada dos vídeos-games como o Nitendo Wii e o Xbox 360, devemos aproveitar o máximo os recursos oferecidos pelas tecnologias dos jogos eletrônicos é ensinar nossos alunos novas maneiras de se aprender um jogo e dar a eles uma oportunidade de conhecer outros esportes além dos tradicionais vôlei e futebol, uma vez que de acordo com o artigo as crianças continuam a praticar esportes na escola.
           
REFERÊNCIAS:

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