domingo, 19 de junho de 2011

JOGOS DE MOVIMENTOS DO WII E SUA INFLUÊNCIA SOBRE ATIVIDADES FÍSICAS

Escrito por: Rafael Nakamura

Este texto pretende relatar sobre as influências e benefícios dos jogos eletrônicos, neste caso, da plataforma Nintendo Wii sobre as atividades físicas e as possibilidades de aprendizagem de alguns desportos específicos. Atualmente, a fama e aceitação tanto por parte dos consumidores, quanto da sociedade em geral sobre os jogos do Nintendo Wii que exigem movimentações específicas para jogar vem crescendo muito, e paralelo a isso a quebra do conceito que colocava os videogames aliados ao sedentarismo.
Segundo Almeida (s/p, 2010):

[...] acabando com a idéia de que videogame e sedentarismo andam de mãos dadas, a Nintendo fabricou o Wii Fit, um jogo digital bem diferente dos videogames tradicionais existentes. Elaborado justamente para permitir que todos pudessem se exercitar, tendo como principal objetivo tornar as pessoas fisicamente ativas ao passo que se divertem, ganhando assim cada vez mais adeptos na busca da redução de peso, manutenção da boa forma.

O diferencial do Wii está em seu controle remoto, sem fio e com sensores que captam os movimentos do jogador, permitindo com que ele participe do jogo com o seu próprio corpo, em vez de ficar sentado apenas apertando botões. Por meio de jogos que simulam treinos esportivos, como boxe, tênis e boliche, a pessoa que está jogando realiza movimentos típicos de cada modalidade. A presença de movimentos do corpo como um todo, é constante. De acordo com Burini (2010, p. 2), “Com o uso deste mecanismo, as crianças tendem a ter maior gasto calórico e melhorar a condição corporal”.
Alguns dos jogos além de proporcionar divertimento para os usuários, também oferece instruções sobre saúde e possibilita o conhecimento e experiências em diferentes tipos de práticas, das quais muitas podem ser pouco usuais no cotidiano.

O game Wii Fit para o console da Nintendo usa uma balança com sensores que proporciona aos usuários realizarem exercícios aeróbicos, melhorar a coordenação motora, força e até mesmo praticar yoga. Ele mede o índice de massa corporal do jogador e cria um programa de exercícios personalizado, que gradualmente vai se tornando mais desafiador, enquanto dá dicas de saúde e de como manter uma boa condição física entre um exercício e outro. (BRUNO, 2011, s/p).


Wii na escola

O uso das tecnologias nas aulas de educação física nas escolas vem ganhando destaque nos últimos anos como uma alternativa de chamar atenção dos alunos por estarem tão presentes no cotidiano. Uma grande possibilidade que alguns professores têm encontrado é a utilização do Wii nas aulas, como forma de divertimento e interação, e uma forma de proporcionar algumas experiências, mesmo que virtualmente, sobre alguns desportos que dificilmente seriam trabalhados nas aulas tradicionais.
Para Bruno (2011, s/p):

Esta é uma forma de fazer com que os alunos se exercitem sem nem mesmo distanciar-se da televisão. Uma escola no Reino Unido, por exemplo, realizou um teste com o Nintendo Wii e um grupo de estudantes. Eles podiam jogar somente com a condição de também participarem das aulas de educação física ao ar livre, com jogos tradicionais.“Foi bom vê-los novamente fazendo uma atividade física com prazer, mesmo que de uma maneira não tradicional. Alguns dos jogos exigem bastante esforço”, afirmou um professor.

Vale lembrar também, que a tecnologia tem sim espaço nas aulas de educação física, porém não substitui a pratica esportiva. Ela auxilia na prática pedagógica por proporcionar diferentes experiências, mas seus efeitos benéficos são em curto prazo. Em longo prazo é necessário a pratica de atividades físicas tradicionais nas aulas. Bruno (2011, s/p), afirma que o Wii funciona como coadjuvante, e para um aumento da qualidade de vida da criança, a prática de exercícios físicos regulares e a reeducação alimentar são essenciais.

Wii e a saúde

Além do que já vimos até agora, achei relevante lhes trazer uma outra possibilidade do uso do Wii dentro da área da saúde. Uma utilidade que foi encontrada e que vem ganhando destaque e vários estudos é a utilização do Wii na reabilitação. Por sua diversidade de movimentos, pode auxiliar na melhoria da coordenação e de movimentos específicos que os pacientes venham a perder por diversos motivos.

Após quatro semanas de estudos os pesquisadores do Medical College of Georgia (MCG) descobriram que partidas de tênis, boliche e boxe do título Wii Sports melhoravam a rigidez, movimento e habilidades motoras, além de aumentar os níveis de energia e diminuir a ocorrência de depressão. (PATROCINIO, 2009).

Considerações

A tecnologia vem conquistando espaço em todos os lugares, e a utilização da mesma se torna inevitável, o que foi apresentado aqui, foi apenas uma das possibilidades de se utilizar as tecnologias nas aulas. E suas contribuições são visíveis e em grande maioria benéficas.
Os esportes presente no jogo citado neste trabalho pode ser julgado com uma boa possibilidade de aprendizagem, visto que os movimentos, regras e particularidades de cada desporto são bem trabalhados no game, oferecendo inúmeras experiências aos jogadores. O que precisamos compreender, é que devemos nos apropriar de todas as novidades para podermos inovar nossas aulas também, deixando de negar a presença marcante das tecnologias e a utilizarmos em nosso favor, mostrando diferentes formar de se trabalhar a educação física e assim firmarmos nosso espaço como educadores.



REFERÊNCIAS 

ALMEIDA, Marilia. Nintendo wii vilão ou mocinho da atividade física. Empório Fitness. São Paulo – SP. 2010. Disponível em <www.emporiofitness.com.br/nintendo-wii-vilao-ou-mocinho-da-atividade-fisica>.

BRUNO, Eulanda de M. Game ajuda na vida saudável. Centro de educação especial “sindrome de down”. Campinas – SP. 2011. Disponível em <www.ceesd.org.br/novo/capa/?tipo=2&cod=393>.

PATROCINIO, Wanda. Nintendo wii pode auxiliar no tratamento ao mal de parkinson. Gero vida. Rio de Janeiro – RJ. 2011. Disponível em <gerovida.blog.br/2009/09/07/nintendo-wii-pode-auxiliar-no-tratamento-ao-mal-de-parkinson/>

Nenhum comentário:

Postar um comentário