domingo, 19 de junho de 2011

A EVOLUÇÃO DOS JOGOS ELETRÔNICOS E SUA INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM DOS ESPORTES

Escrito por: Vitor Alvarenga

O atual post se refere à influência que os jogos eletrônicos esportivos podem exercer sobre a aprendizagem de um esporte. Atualmente, é cada vez maior a popularização dos jogos eletrônicos entre as crianças, e já podemos perceber que os jogos eletrônicos vêm se tornando um dos principais brinquedos das mesmas, como afirma Munguba et al: “Os jogos eletrônicos e principalmente o videogame têm-se mostrado uma tendência importante para o ato de brincar da criança brasileira, estando inserido na cultura lúdica que associa a tecnologia atual aos brinquedos e às brincadeiras tradicionais [...].” (2003, p. 39)
Além de discutir a respeito de como os jogos eletrônicos, principalmente o videogame, podem contribuir na aprendizagem de forma geral, demonstraremos através de fotos, como a evolução dos jogos eletrônicos podem auxiliar para uma melhor compreensão dos esportes. Analisaremos aspectos de jogos eletrônicos de dois esportes populares, futebol e basquete, que foram lançados em épocas diferentes. São jogos de consoles diferentes: Super Nintendo e Playstation 2, sendo eles da década de 90 e dos anos 2000, respectivamente. Observaremos o que cada um dos jogos oferece a seus jogadores e como esses dados podem ajudar na compreensão dos esportes que eles abordam.

A relação entre a aprendizagem o videogame

            Devido a recente revolução tecnológica, não só os meios de produção, como a cultura e a forma de viver do homem vêm se transformando. Percebemos essas mudanças inclusive na Educação. Há um esforço para que as crianças aprendam, também na escola, como utilizar as novas tecnologias disponíveis para o consumo, principalmente o computador. O computador além de oferecer vários softwares que estão se tornando cada vez mais fundamentais para todas as instâncias do trabalho, oferece também opções de diversão – os jogos eletrônicos, nosso assunto principal. Os jogos estão presentes nos computadores e nos videogames e estão cada vez mais populares entre as crianças do mundo todo (MUNGUBA et al, 2003).
            Os jogos eletrônicos como um fenômeno e devido a sua grande evolução em jogabilidade e opções de interatividade, vem sendo observado e estudado como uma ferramenta auxiliar no processo de aprendizagem de crianças.

Os jogos eletrônicos detêm uma tecnologia que contempla os aspectos como processamento, tomadas de decisões e de estabelecimento de estratégias de solução de problemas, além de utilizarem linguagem visual e sonora estimulantes para a criança, o que aparentemente contribui para a aprendizagem perceptiva, da atenção e da motivação. (MUNGUBA et al, 2003, p.42)

            Inicialmente, os jogos eletrônicos eram jogos bastante limitados e sua jogabilidade bastante restrita, levando a maioria dos jogos a uma forma única de jogá-los, basicamente mecânica, exigindo apenas a destreza dos jogadores. Com a sua evolução, novas ações foram implementadas, a inteligência artificial dos jogos foi aprimorada, assim como a interatividade dos jogos. Esses avanços contribuíram para a complexidade dos jogos, exigindo de seus jogadores uma maior capacidade cognitiva e de estratégia. Os novos jogos eletrônicos envolvem bastante a capacidade de observação, a tomada de decisões, formulações de estratégias e a memorização de seus jogadores, o que contribui com diversos estímulos cognitivos que auxiliam na aprendizagem. Para Albuquerque et al, a grande aprendizagem dos jogos eletrônicos se consiste em:

[...] ponderar evidências, analisar situações, consultar objetivos em longo prazo, e então decidir-se. Apenas um jogo que valorize as decisões do jogador como agente inteligente e que apresente conseqüências reais de suas escolhas estará valorizando a sua capacidade de análise e tomada de decisão. (s/p, 2010.)



            A experiência de jogar um jogo eletrônico assemelha-se a um experimento empírico, aonde no ato de jogar, o jogador deve experimentar e tentar diferentes maneiras de atingir seus objetivos. Esse desafio “experimental” é o que torna os jogos eletrônicos tão bem aceitos pelas crianças, pois há a mescla do desafio intelectual e do desafio motor (destreza). Dialogando com Albuquerque et al:

O processo de aprender a jogar o jogo, que normalmente acontece através tentativa e erro – experimentando e observando os resultados da experiência – é um processo interativo, incentivando assim o processo de aprendizado através da experimentação, desenvolvendo o aprendizado autônomo, tão comum e exigido para se manter atualizado com as rápidas mudanças tecnológicas do século XXI. (s/p, 2010)


Comparação entre jogos eletrônicos

Para demonstrar como a evolução dos jogos eletrônicos pode influenciar na aprendizagem de algum esporte, vamos comparar dois jogos de futebol de diferentes épocas.

Iniciando pelos jogos de futebol, escolhi os jogos “International Super Star Soccer Deluxe”(1996) e o “Pro Evolution Soccer 2010” (2009). Analisaremos apenas dois critérios bastante abrangentes: as possibilidades de comandos e o visual gráfico do jogo.
Vejamos então algumas imagens do jogo “International Super Star Soccer Deluxe”.








Vejamos então algumas imagens do jogo “International Super Star Soccer Deluxe”. Ao observarmos as imagens do jogo, percebemos uma imagem próxima dos jogadores de futebol, onde não podemos ter uma idéia muito boa em relação ao posicionamento dos demais jogadores em campo nem na dinâmica do jogo. O pequeno radar situado na parte inferior da tela pode ajudar os jogadores a ter uma melhor noção, mas pode também desviar a atenção de quem joga. Em relação aos comandos, temos:

A: bola longa / carrinho
B: passe / roubar a bola
X: chute / cabeceio
Y: correr / (2x) pedalar
L + (A,B,X ou Y): acionar estratégia


Apesar de ser um jogo com poucos comandos, a sua parte estratégica possui boas opções. São oferecidas oito estratégias das quais você pode escolher até quatro para aplicar durante o jogo. Há também a opção de marcação individual e participação do ataque.

Observaremos agora, o visual gráfico do outro jogo (Pro Evolution Soccer 2010).







O visual deste jogo já proporciona uma melhor percepção da dinâmica do jogo e possibilita captar os atributos físicos dos jogadores (altura, cabelo, magro, forte, etc.). Devido a seu aprimoramento dos gráficos do jogo, os jogadores são mais reais. O jogo oferece opções para outras “câmeras” do jogo, possibilitando ver o jogo de uma visão mais afastada ou aproximada, uma visão superior, paralela as linhas laterais do campo. Este jogo também contém o radar na parte inferior da tela que pode ser trocado de posição. Em relação aos comandos principais, temos:

□: chute
○: bola longa / carrinho
▲: passe em profundidade / sair com goleiro
X: passe
R1: correr
L1: trocar de jogador
R2: parar o jogador
R1 + X: marcar adversário com bola
R1 + X + □: dois jogadores marcam adversário com bola
L1 + □: chute de cobertura
□ - R2: chute colocado
L1 + R1 ou R2: torna a postura do time mais ofensiva ou defensiva
□ + X: ameaça de chute e corte para o lado
L1 (repetidas vezes): pedalar
X – L1: jogador que passou a bola avança para o ataque

Percebemos agora, uma vasta gama de opções de comandos exigindo do jogador uma melhor capacidade de memória e de destreza para apertar os botões certos. Em relação as estratégias, este jogo oferece mais de dez opções de estratégias, podendo escolher até seis opções durante o jogo, havendo também a marcação individual (leve ou pesada) e duas possibilidades de  movimentação para cada jogador.

Encaminhamentos

Após a análise dos dois jogos, percebemos a grande evolução dos jogos eletrônicos e como os mesmos ao se aprimorarem, exigem de seus jogadores uma maior capacidade de guardar informações e de destreza para serem jogados.
Os dois jogos conseguem representar bem o futebol, pois oferecem todos os elementos que o esporte contém os fundamentos, cobranças das regras, estratégias, etc. Sem falar que, principalmente nos jogos mais recentes, os movimentos dos jogadores são tão bem feitos que  podemos observá-los para entender alguns fundamentos. Porém, acreditamos que mesmo com todos os avanços e realismo dos jogos eletrônicos, a melhor forma de se aprender um esporte é praticando-o, já que nos jogos eletrônicos, só há a vivência visual. Ao praticar um esporte, além da vivência visual (presente), há também a vivência corporal, ou seja, duas “vias” para a aprendizagem. Compreendemos o valor dos jogos eletrônicos, mas acreditamos que a vivência corporal seja mais efetiva na aprendizagem dos esportes.

REFERÊNCIAS:

ALBUQUERQUE, Marques de. A interatividade e o potencial de aprendizagem através dos jogos eletrônicos. Actas de diseño, ano 5, volume 9, 2010. Argentina. Disponível em: <http://fido.palermo.edu/servicios_dyc/publicacionesdc/vista/detalle_articulo.php?id_libro=148&id_articulo=6057>.

MUNGUBA, Marilene Calderaro et al. Jogos eletrônicos: apreensão de estratégias de aprendizagem. Revista Brasileira em Promoção da Saúde. volume 16, ano ½, 2003. Fortaleza. Disponível em: <http://www.unifor.br/hp/revista_saude/v16/artigo7.pdf>

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